A origem da palavra software

Pesquisadores de origens de palavras descobriram a mais antiga ocorrência da palavra software em 1850, mas num contexto muito diferente do que é utilizado hoje. Era usado para distinguir dois tipos de lixo: o "soft-ware" referia-se àquilo que se decomporia com o tempo e o "hard-ware" para todo o resto.

Posteriormente etimologistas descobriram que o uso do termo software para descrever programas de computador data de 1958 e apareceu pela primeira vez em um jornal de matemática.

O bibliotecário Fred R. Shapiro da Escola de Leis de Yale em New Haven, Connecticut, procurou pela palavra entre os jornais universitários eletronicamente arquivados no banco de dados JSTOR (Journal STORage) da Universidade de Michigan em Ann Arbor. Ele encontrou um artigo do professor de Estatística John W. Tukey da Universidade de Princeton em janeiro de 1958 no American Mathematical Monthly.

Entitulado "The Teaching of Concrete Mathematics", o artigo de Tukey continha a seguinte passagem:

Today the "software" comprising the carefully planned interpretive routines, compilers, and other aspects of automative programming are at least as important to the modern electronic calculator as its "hardware" of tubes, transistors, wires, tapes and the like.

Tradução Livre:
Hoje o "software", que compreende rotinas interpretativas cuidadosamente planejadas, compiladores, e outros aspectos da programação automativa, é no mínimo tão importante para a calculadora eletrônica moderna quanto seu "hardware" de tubos, transistores, fios, fitas e todo o resto.
Esta sentença aparece próximo ao começo do artigo de Tukey, o qual apresenta idéias para tornar a matemática "aplicada" ou "concreta" mais intelectualmente estimulante e atrativa para os estudantes. Entre suas recomendações está aquela de enfatizar "o estudo de processos computacionais discutindo suas propriedades gerais (a matemática da computação) em vez de simplesmente vê-la superficialmente".

Formado em Química e Matemática, Tukey teve papel fundamental no desenvolvimento da Estatística durante a metade do século 20. Trabalhou tanto na Universidade de Princeton quanto nos Laboratórios Bell. Em um artigo de 1965 com J.W. Cooley, ele introduziu o algoritmo de transformação rápida de Fourier, talvez agora o mais amplamente usado em técnicas computacionais para análise e manipulação digital ou de dados discretos. Também inventou uma grande variedade de métodos, tanto gráficos quanto numéricos, para aplicações estatísticas. John Tukey morreu em 26 de julho de 1985.

O termo software não é o único que coloca Tukey no hall da fama na Neologística. Conhecido por seu gosto por cunhar palavras e frases apropriadas, Tukey é creditado com a invenção da palavra bit (binary digit) em 1946, e foi responsável pelo primeiro uso de muitos term os na Matemática Estatística.

1 Response to "A origem da palavra software"

  1. Unknown says:
    7 de julho de 2018 às 22:57

    Boa noite, qual a referência para a publicação acima?

    Grata,
    Rayanne.