CEFET de Minas Gerais conquista o primeiro lugar na Olimpíada de Algoritmo Hostnet Tags




Após vencer uma maratona que começou em julho de 2010, quando houve a Classificação Regional da Olimpíada de Algoritmo, uma aposta da Hostnet nos alunos do ensino médio/técnico para motivar a formação de profissionais qualificados e suprir as necessidades do mercado., finalmente é conhecido o grande vencedor de 2010, segundo a banca examinadora. A melhor escola, das 40 de todo o Brasil que participaram da disputa, foi o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Minas Gerais – Campus V, grupo composto só por meninas.
Alessandra Passos, Júlia Jacinto e Laura Pimenta levam para casa, além de muito prestígio, medalhas e troféu, um notebook cada, mochilas, um domínio .com e um ano de hospedagem grátis pela Hostnet. O segundo lugar ficou com o Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Florianópolis), seguida do Colégio Naval de Angra dos Reis, do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Colatina) e do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul.
A final aconteceu durante a programação do Rio Info, 8º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios, que aconteceu entre 31 de dezembro e 02 de setembro, no Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro. (Veja depoimento do Guanabara sobre o RioInfo em http://videolog.uol.com.br/video.php?id=573948 ).
Bastante emocionadas e felizes com o resultado, o “trio”, que ganhou a simpatia de todos que acompanharam o desenrolar do resultado, custou acreditar que eram as vitoriosas. “No início da Olimpíada, antes da primeira fase, a gente nem imaginava que pudesse seguir na disputa, que dirá alcançar o primeiro lugar”, revela Júlia. Alessandra lembra que os próprios colegas de escola não confiaram no potencial delas. “Fomos muito ‘zuadas’ e sofremos grande preconceito. Ninguém acreditava que um grupo só de meninas pudesse fazer bonito. Um colega chegou a falar com a diretora para boicotar a nossa participação. Não adiantou”.
Para Kauê Linden, Diretor de Marketing da Hostnet, independente do resultado, as cinco escolas são vencedoras. “É um mérito. A prova não foi feita para ser gabaritada. Às vezes o raciocínio mais simples, o que transcorre de forma mais natural, é o melhor”. Para ele, que comanda o marketing de uma empresa nova, com profissionais recém formados, mas que já está consolidada como uma das quatro maiores do país no segmento que atua, os estudantes provaram, durante a OAH, que estão preparados para encarar essa nova e promissora era do mercado de tecnologia. “A expectativa é ver todos vocês gerando negócios, aproveitando as oportunidades que são muitas. O momento é esse, continuem fazendo acontecer.”
Gustavo Guanabara, dono do portal Guanabara.info, um dos grandes apoiadores da Olimpíada, endossou a declaração de Kauê: “Todos devem se sentir ganhadores na mesma grandiosidade. Vi o nervosismo de vocês, o cansaço, mas agora vejo a alegria. Não percam esse gás, continuem estudando e incentivem seus colegas a gostarem de algoritmo. Cada minuto vale a pena, eu sou fã de vocês”.
Depois de tirar fotos ao lado de todas as equipes, Kauê dedicou agradecimento especial a Eudes Nunes, gerente de produtos da Hostnet, além de responsável pela saúde, imagem, manutenção e desenvolvimento de novos produtos, sendo, também, um dos responsáveis pela elaboração e correção das provas. Agradeceu ainda aos realizadores da Rio Info, ASSESPRO, SEPRORJ e RioSoft, por terem sediado a final da OAH. E finalizou falando em nome da Hostnet, muito feliz e satisfeito porque a empresa apoia e acredita no projeto.
Passado o “susto” inicial, as meninas vencedoras deram várias entrevistas, dentre elas para o Videolog (http://videolog.uol.com.br/video.php?id=573926), maior comunidade de vídeos independente do Brasil e para a Central Boas Novas de Jornalismo, portal de notícias que estava fazendo a cobertura do Rio Info. E aproveitaram para agardecer ao mestre Gustavo Menezes, às amigas, aos pais e a todos os colegas da escola, mesmo aqueles que não acreditavam, pois de certa forma acabaram incentivando ainda mais o seu desempenho.
A OlimpíadaAlém de incentivar o estudo da disciplina algoritmo, a Hostnet valorizou, durante as duas fases de provas, o trabalho em equipe, competência indispensável ao profissional de programação. Para Kauê, a experiência de estar numa competição nacional, que envolve programadores do Brasil inteiro, além de trazer reconhecimento aos estudantes dentro da própria escola, traz visibilidade às instituições que ensinam a disciplina. “É essa a proposta da Hostnet, apoiar o estudo da disciplina algoritmo, reconhecer e apontar novos talentos e vocações, fomentando e contribuindo para o mercado”.
Todos os estudantes das cinco instituições finalistas gantiram pacotes de cursos a distância, um domínio .com e hospedagem na Hostnet por um ano. A OAH 2010 foi organizada pela Hostnet, com apoio do portal Guanabara.info, do Instituto Politécnico de Ensino à Distância (iPed), do Instituto Infnet, da Arteccom e do Portal Webmasters.
Quer ver mais fotos da OAH 2010? Dá uma olhada em: http://www.flickr.com/photos/hostnet
A Hostnet
Sediada no Rio de Janeiro, a empresa apoia o movimento por Software Livre e acredita que o desenvolvimento nacional depende do investimento em tecnologia e educação.




Lucas Miranda Dourado Nunes
Cursando licenciatura em computação 
UEPB-Paraíba 2010.2



0 Response to "CEFET de Minas Gerais conquista o primeiro lugar na Olimpíada de Algoritmo Hostnet Tags"