Internet Explorer faz 15 anos nesta segunda-feira

Navegador da Microsoft chegou a ser usado em 90% dos PCs do mundo, mas, hoje é ameaçado por browsers como o Firefox e o Chrome.
No dia 16 de agosto de 1995, a Microsoft lançou seu primeiro navegador de internet, que seria batizado de Internet Explorer ou IE, para os íntimos. Nesta segunda-feira, o browser, líder do setor, comemora 15 anos.

O primeiro IE foi integrado pacote Microsoft Plus (voltado ao Windows 95) e era baseado no navegador Spyglass Mosaic. Ele tinha pouco mais de 1MB e só permitia a navegação por sites de configurações primitivas. E em novembro de 1995, surgia o IE 2.0, sendo que nos anos seguintes mais duas edições seriam lançadas. No entanto, a ferramenta ainda perdia feio para seu principal concorrente, o Netscape Navigator, líder do setor na época, mas que desapareceu em 2002.

O status do IE deu uma reviravolta a partir de 1998, quando a Microsoft integrou a versão 4 do navegador no bem-sucedido Windows 98. Com isso, o browser passou a dominar o mercado, tendo sua participação ampliada de 19% para 75% em menos de três anos. O fato colocou a empresa de Bill Gates na mira da justiça norte-americana, sob a acusação de concorrência desleal.

O IE6 – lançado em 2001 – continuou batendo recordes de uso pelo mundo afora, aproveitando a popularidade do XP. No entanto, esta versão do navegador teve sua imagem seriamente arranhada pelos diversos problemas de segurança apresentados. Mesmo assim, ele continuou seu predomínio e chegou a estar presente em 90% dos PCs do planeta. Seu share só passou a cair com a chegada de rivais eficientes como o inovador Firefox, da Fundação Mozilla, o Opera (Opera Software), Safari (Apple) e Chrome (Google).

Atualmente, o Internet Explorer encontra-se na edição 8, sendo que o IE9 terá um beta liberado ao público em setembro deste ano. O lançamento da versão final está previsto para 2011.

Lucas Miranda Dourado Nunes
Graduando em Computação
na UEPB 2010.2

1 Response to "Internet Explorer faz 15 anos nesta segunda-feira"

  1. É Nós na Crítica says:
    26 de agosto de 2010 às 21:17

    draEu detesto esse navegador,alem de ser pesado e super lento para download ele é um clichê do excelente firefox, prefiro a raposa 10000x do que o IE