Começando sua carreira: Programador Java.

 Primeiramente, o objetivo deste artigo não é ensinar a programar exclusivamente em Java, mas falar sobre como iniciar sua carreira como programador. Em suma: O que estudar, como estudar e como entrar no mercado de trabalho.

Muitas pessoas divergem sobre este assunto. Alguns dizem que ser programador é muito difícil, enquanto outras dizem ser muito fácil. O mais interessante é que ambos estão corretos !

Fácil e difícil são conceitos abstratos, que dependem exclusivamente do ponto de vista. Geralmente, algo difícil é algo que você não quer fazer.

Então, vamos assumir que você queira ser programador, utilizando a tecnologia Java. Em primeiro lugar, para que dê certo é necessário que você pense que isto é fácil e que requer apenas o seu esforço.

Pensando assim, o que é necessário para que alguém se intitule programador ? Uma grande maioria diz: Saber uma linguagem ! Isso é certo ? não totalmente… Quase a totalidade de jovens hoje escolhe primeiro aprender a linguagem, para depois se deparar com os problemas que acarretam o desconhecimento de alguns outros assuntos, como os que veremos abaixo. Teoria e prática são essenciais !

Ser programador requer muitos conhecimentos e é uma das profissões do ramo de TI que requer bastante dedicação. Alguns desses conhecimentos são:

1. Lógica de Programação.
2. Estrutura de Dados.
3. Bancos de dados.
4. Sistemas Operacionais.
5. Orientação a Objetos.
6. Umas ou mais linguagens de programação.
7. Falar inglês.

Então, se são muitos assuntos, por onde começar ?

Na prática, é bom ler, para começar, um livro de cada assunto, e em conjunto praticar. Além de ler, você deve:

1. Fazer exercícios de lógica de programação;
2. Fazer exercícios de estrutura de dados, criando e utilizando-as;
3. Instalar e configurar um sistema operacional do zero;
4. Instalar e utilizar um banco de dados;
5. Projetar um sisteminha utilizando a Orientação a Objetos;
6. Aprender e praticar uma linguagem de programação (Java!), implementando o sisteminha que projetou; e
7. Fazer um cursinho de inglês, morar fora, ler livros que ensinam a lingua, etc… Inglês é imprescindível !

O mais interessante é que todos estes ítens são cobertos nas faculdades, porém, em sua maioria negligenciados. Depois de passar pela matéria é que geralmente os alunos que pretendem seguir esta carreira percebem que poderiam ter aproveitado mais.

Agora que conseguimos abordar o que estudar e como estudar, precisamos saber: Como entrar no mercado de trabalho ?

O mercado geralmente tem mais exigências do que somente saber sobre isso que listei antes. Boa apresentação curricular, pessoal e boa desenvoltura ao falar sobre você mesmo são habilidades básicas para galgar um bom lugar. Você tem que acreditar em você e nas coisas que você está oferecendo, que são: o seu trabalho, o seu compromisso e sua responsabilidade. Confiança em você mesmo é um pré-requisito fundamental.

Tendo isso em mente, vem a próxima dúvida:

E a experiência ? A maioria das vagas de emprego requer experiência. São raras as ofertas onde a empresa não requer experiência. Em estágios isto já é um pouco diferente. Mas, a boa notícia é que experiência no ramo da programação é mais flexível. Se você participar de um projeto Open Source, fizer projetos para clientes diversos como autônomo ou mesmo já ter outros estágios pode contar como experiência !

Explicando com mais detalhes:

Projetos Open Source: Estes estão em alta hoje em dia. Há muitos projetos open source disponíveis na internet. Mas não vá achando que é só se cadastrar e pronto, você já pode modificar o código fonte e colocar seu nome lá. Entrar em um projeto open source é uma tarefa gradual, e a melhor maneira é acessar os códigos, baixar pro seu micro, pegar um BUG (defeito do sistema), consertar e enviar a correção ! E assim sucessivamente, até eles te promoverem a desenvolvedor oficial do projeto ! E mesmo que não te promovam, só de resolver BUGs já é uma grande experiência e já pode ir para o currículo.

Autônomo: Você não conhece ninguém que gostaria de ter um sisteminha na web ? Um tio, primo, avô, amigo que tenha algum negócio e se interessaria por publica-lo ? Um consultorio que queira um software de agendamento de consulta ? Basicamente é explorar todas as possibilidades, e ajudar pequenos negócios com softwares teoricamente simples e baratos.

Estágio: Estágio é experiência somente se no estágio você colocar a mão na massa. Tem muito estagiário que só quer aquele dinheirinho no final do mês e desperdiça essa grande oportunidade de aprender, enrolando e não fazendo nada !

Além desses temos ainda:

Programas de Trainee: Estes já são mais difíceis que os estágios de se conseguir, visto que a maioria das empresas requer recém-formados ou pessoas próximas de se formar. Grandes empresas (IBM, Unisys, Banespa) contratam em seus programas de trainee estudantes que podem ter saláriosde mais de R$ 3.000,00. Estes programas de trainee são disputados e difíceis, mas sempre é bom pela experiência de fazer provas de seleção, entrevistas, dinâmicas de grupo. Vale a pena tentar !

Bom, o intuito aqui era dar uma estrada a ser percorrida. Agora que você tem a estrada, basta percorrer. Com esforço e dedicação você estará no mercado muito antes do que imagina !
Algumas fontes para saber por onde começar:

http://www.guj.com.br/ – Maior fórum da América Latina sobre Java. (em português)
http://www.ciee.org.br/ – Portal de estágios para estudantes no Brasil ! (em português)
http://www.sourceforge.net/ – Maior portal de projetos Open Source do mundo. (em inglês)
http://www.google.com.br/ – Um dos melhores sites de busca da atualidade. (em português)
http://java.sun.com/ – Site da plataforma Java, da Sun MicroSystems. (em inglês)
Agora é com você !

Artigo retirado do site: brunocarvalho.com

Lucas Dourado
Licenciatura em Computação 2010.2
UEPB-Paraíba-Brasil.

1 Response to "Começando sua carreira: Programador Java."

  1. Lucas Dourado says:
    10 de fevereiro de 2011 às 17:21

    Não gostaria de fazer plagio de outros sites, mas como esse artigo retidade do site de Bruno carvalho foi muito bom, resolvi posta-lo aqui... vale muito apena, leia que vocês iram gostar.